Ano 2019

Ano 2019
O Jogo que te traz informações e mensagens para 2021!

sábado, 29 de março de 2014

O que é uma emoção?

 O artigo prometido foi um nascimento de alguma delonga. Grata pela Vossa compreensão.

Gostaria de vos deixar uma imagem simples sobre o que é uma emoção e a diferenciação com sentimento.
Emoção é a reacção a um estímulo, seja interno ou externo. Sentimento é como o prolongar uma determinada emoção.
Ex.: a alegria que sinto ao ver um arco-íris ou saber uma boa notícia, posso vivê-la no momento e deixou de existir, ou continuar a alimentar dentro de mim e transforma-se no sentimento que sinto pela notícia ou pela contínua visão do arco-íris dentro de mim.
Os diferentes comentários partilhados revelam aquilo que sentem, e algumas das situações que vos fazem sentir essas emoções. Acabam por referir algo mais do que emoção e sentimento.
Quando à dor/sofrimento (emoção que se transforma em sentimento, a maioria das vezes) que alguns estímulos (situações) vos provocam, pode ser aprendido a gerir de forma diferente. A emoção como algo automático, isto é, uma reacção a um estímulo, não tem qualquer controlo; no entanto, a gestão dessa emoção é possível, sendo , minha convicção, o segredo da diluição de dor/sofrimento.
Uma das características de sermos humanos é sermos seres emotivos. Outros seres vivos também o são, apesar de gerirem as mesmas de forma diferente (a ciência ainda estuda o comportamento dos mesmos – Etologia). Alías, o estudo desses seres vivos contribuem para o esclarecimento de bastantes comportamentos do ser humano.
Quanto ao facto de te magoares com o que o outro diz, ou faz, é algo que podemos colocar desta forma: é provável que algo que está num processo de aprendizagem, ou em desequilíbrio, (que funciona como uma ferida aberta), ou valores que nos foram ensinados e que trazem sofrimento por estarem desajustados, serem inúteis., sejam algumas das causas dessas emoções.
Expectativas não são emoções. Podemos falar disso noutro artigo.
Quanto à gestão das emoções e como esse processo pode ser aprendido, estou aberta a questões que te possa ajudar.
A tua participação é crucial, para em conjunto, encontrares respostas e estratégias (ferramentas) para caminhares com mais alegria.




Sem comentários: