Ano 2019

Ano 2019
O Jogo que te traz informações e mensagens para 2021!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

7 Sinais evidentes de que és uma pessoa resiliente






       Resiliência é a propriedade dum corpo recuperar a sua forma original após sofrer um choque ou uma deformação – este o significado oriundo da física, direi assim. 
       Adaptado ao comportamento humano é a capaciade que se tem de se superar, de se recuperar das adversidades sem que se seja afectado ao nível emocional. 
      Gestão das emoções é a capacidade de se manter tranquilo em momentos de tensão, conflito, "stress". 
     A resiliência ajuda-te a identificar sinais no que te rodeia, quaisquer os ambientes e sujeitos que encontres.  
      A impulsividade é muitas vezes um comportamento usual e natural. No entanto, os seres resilientes aprendem a gerir as causas dos seus impulsos, sejam internos ou externos. 
    A auto-estima revela uma maior eficácia na administração dos recursos, internos e externos, pela associação à autoconfiança, resultante na proactividade e soluções desejadas.

1 - Adaptação: ser flexível é uma forma de te adaptares às mudanças. Por exemplo, se viveres demasiado agarrado a pessoas, situações, crenças, terás mais dificuldades em aceitares o que se te apresenta no dia-a-dia, e nomeadamente a novas situações; logo a tua capacidade resiliente não é vivida, pois o medo paralisa-te e não te permite avançar.

2 - Desafio : o que é viver um desafio? Podes ver um desafio como todas as adversidades que te surjam no caminho (o que habitualmente é denominado por problemas) assim como todos os objectivos que desejas alcançar; são desafios que colocas a ti próprio/a. Ora, estares disposto/a a viver desafios é uma atitude que te prepara para ser resiliente uma vez que tens consciência dos riscos que daí advêm.

3 - Cuida da tua saúde: sê saudável, vive momentos de relaxamento, alimenta-te de uma forma nutricional efectiva (procure a tua). A auto-estima é o resultado de te focares em ti, em todos os aspectos. É fundamental que gostes de ti e da vida que tens, pois só dessa forma aprendes a valorizares-te. Gostares de ti significa cuidares do teu corpo, da tua mente, das tuas emoções. Cuidar do teu corpo é alimentares-te equilibradamente; da tua mente é respeitares os momentos contigo próprio/a; das tuas emoções, é tão simples quanto isto: gestão das mesmas (ninguém controla emoções).

4 - Vive “pontes” sociais: as conexões com os outros são cruciais para a tua resiliência, na medida em que essas relações – família, amigos, vizinhos, colegas, etc – trazem-te laços mais fortes e preparam-te para momentos e situações mais desafiantes. O ser humano diz-se que é um ser social. Com certeza que sentimos isso desde que nascemos. Criamos laços afectivos com todos os que nos rodeiam e escolhemos para nossos pares. Ao te permitires conviver com esses laços/pontes, preparas-te para gerir conflitos, riscos inerentes a essas ocorrências

5 -Ter consciência de ti e do que te rodeia: quando te dispões a viver o que desejas, estares atento aos sinais que à tua volta são emitidos, ter consciência de quem és, habilita-te a estar ciente das tuas capacidades, das ferramentas que podes utilizar. Focares-te nos objectivos a atingir, usares a sensatez, não criares ilusões quanto à realidade que vives: esta combinação é crucial para uma maior resiliência.

6 - Ser tolerante e paciente: quando aprendes a aceitares-te, significa que és tolerante e paciente contigo e com o outro; conheces as tuas capacidades e limitações; isso contribui para uma maior gestão de frustrações, atritos que surjam. Esta atitude indica que os obstáculos são transponíveis uma vez que a tua resiliência está latente em ti e pronta a ser usada automaticamente.

7 - Ser positivo: o que singifica ser positivo? Costumas escutar que ser-se positivo é pensar positivo. Muito bem, isso é insuficiente. Com certeza, eu posso pensar positivo: amanhã, vou passar no exame. É um passo. No entanto, se não existir a atitude de que és um ser optimista, positivo, de que serve ter um pensamento positivo se não acreditas nisso? Logo, o primeiro passo é viver com essa atitude. A atitude de seres positivo determinará o teu comportamento resiliente. No planeta Terra, a dualidade é uma característica da qual não nos podemos dissociar, logo, podes escolher viver sempre o lado positivo em vez do oposto.

Ana Guerra


re·si·li·ên·ci·a
(inglês r
esilience,do latim resilio, -ire, saltar para trás, voltar para trás, reduzir-se, afastar-se, ressaltar, brotar)
substantivo feminino . 1.[Física]Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação. 2.[Figurado]Capacidade de superar, de recuperar de adversidades."resiliência", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/resili%C3%AAncia
Atitude: é uma norma de procedimento, que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito. https://www.significados.com.br/atitude/

Sem comentários: