O sol está tímido. O frio continua. O meu joelho refila um pouco. E, tenho de me focar na escrita. Tenho artigos para escrever e depois costura para fazer.

É relevante não nos esquecermos que a dualidade e o livre arbítrio fazem parte de sermos humanos. Isso leva-nos a tomar constantemente decisões, fazer escolhas e em vez do processo ser facilitado, temos a desafiante posição de ter no mínimo dois caminhos, dois lados. Cada vez mais tenho a certeza que apostar nos valores a transmitir aos mais jovens (por estarem a moldar a sua mente, direi assim), de modo que deixem de necessitar de reprogramar, de despir crenças, valores, atitudes que lhes são inúteis.

Dos que quiseram compensar os filhos do que não tiveram. Esquecem de algo dum pilar essencial ao crescimento: responsabilidade. Como se ensina alguém a ser responsável > é um dos desafios que os educadores (não somente os pais) vivem na actualidade.
A sociedade de consumo não colabora com isso. Ao se viver o stress o processo continua a ser alimentado. Existe demasiada informação e as pessoas ao quererem fazer o seu melhor, por vezes, deixam de usar um filtro e caem no exagero.
Recordo-me de quando fiz parte da Associação dos Pais da escola preparatória das minhas filhas que sentíamos que os pais despejavam os filhos nas escolas e consideravam que era responsabilidade dos professores educarem os filhos. Pois bem, isso não é uma função da escola. A escola é um espaço para transmitir informação, que cada ser irá transformar em conhecimento. Estamos numa escola para aprender.

Fico feliz por sentir que algumas estão a mudar e que esse trabalho é o trabalho conjunto de pais e professores dessas mesmas escolas.
Sou dos seres que acreditam que o mundo está a mudar. Tem o ritmo de que o ser humano consegue viver; somos todos feitos de hábitos e isso é um processo moroso quando nos dispomos a mudá-los.
Quero pedir-te, meu Amigo Especial, que me ajudes a focar-me em mim porque há objectivos que tenho para atingir.
Obrigada por tudo.
Ana Guerra
Sem comentários:
Enviar um comentário